Pesquisar este blog

sábado, 28 de julho de 2018

“Não consigo argumentar…”

Por Escrevacerto
O que é argumentar?
Quando uma criança diz “Eu gosto de ficar com a minha avó!”, ela deve estar se baseando em alguns motivos para gostar disso… ela deve ter argumentos para ter essa posição. Quando alguém perguntar a ela “Por que você gosta?”, ela pode responder de muitas formas… pode responder assim: “Porque ela é boazinha”, ou “Porque ela faz bolo”… São os argumentos dela.
Você também já observou que muitas vezes as crianças respondem “Porque sim”, ou “Porque não”. Isso acontece porque argumentação é uma habilidade que vai melhorando com o tempo: crianças não têm muito essa habilidade, é normal.
Mas adultos têm!
Você consegue argumentar, disso eu tenho certeza! Se você diz que não consegue, pode estar havendo outros problemas que te dão essa impressão.
  1. você está tentando argumentar uma posição que não é verdadeira. Por exemplo, você afirma que “A redução da maioridade vai resolver o problema de criminalidade no país”, mas no fundo você não acha isso… e aí… você não vai conseguir mesmo argumentar! Então dê uma olhada se sua tese veio do coração mesmo, se é você que está nela.
  2. você está achando que argumentar é falar coisas muito difíceis, teorias… Argumentar é algo que se baseia em dar explicações, só isso. Você pode dar exemplos para explicar, você pode comparar casos para explicar, você pode fazer o que você quiser desde que você se explique! Sim, você também pode explicar só com teorias, mas isso eu considero mais difícil para quem tem pouco treino, porque pode não ficar 100% claro. Eu acho maravilhoso se você puder levar o leitor a coisas bem claras, do jeito que você falaria com ele pessoalmente.

Essas são as dificuldades costumeiras que te dão a sensação de que você não sabe argumentar. Mas você sabe; só  precisa treinar. Por isso que eu digo que sua tese precisa sair do seu coração – se você acha mesmo aquilo, você tem explicações fáceis pra dar!

Postagens populares