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domingo, 22 de julho de 2018

COMO ABORDAR UM CLIENTE POR TELEFONE

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Muita gente me procura nas formações do IBC para fazer muitas perguntas. Algumas das perguntas mais comuns são: “Zé, como eu faço para abordar os meus clientes?”. “Como causar uma boa impressão, Zé?”. “Zé, fazer abordagem por telefone pode dar certo?”. Realmente, causar uma boa primeira impressão não é fácil e isso pode ser motivo de muita preocupação. Abordar um cliente por telefone pode ser ainda mais complicada e assustadora, principalmente para quem atua no mercado de vendas.
Acredito verdadeiramente que o Coaching contribui de forma significativa com o processo de abordagem do cliente, seja pessoalmente, por telefone e até mesmo por aplicativos e rede sociais, que hoje são muito comuns.
As técnicas de Coaching no processo de abordagem, negociação e vendas trabalham aspectos como: comunicação assertiva, estreitamento dos relacionamentos com clientes e fornecedores, controle e inteligência emocional, foco e comprometimento, além de perfis comportamentais, que contribuirão para entender melhor os comportamentos dos clientes frente a determinadas situações bem como a forma de abordagem dos mesmos, e muitos outros aspectos.
Se você também tem dúvidas sobre as melhores estratégias para abordar um cliente por telefone, confira a seguir as dicas poderosas que separei para você! Vamos lá?

7 Dicas de como abordar um cliente por telefone com sucesso

Querida pessoa, aqui estão dicas poderosas e bastante eficazes para que você possa ter sucesso em suas abordagens via telefone. São sete dicas totalmente aplicáveis para os mais variados negócios e situações. Confira!

1- Se prepare para conversar!

Antes de discar o número do seu cliente, se pergunte: “o que eu sei sobre ele é suficiente para começar uma conversa?”. Faça um levantamento de informações sobre o cliente; busque entender qual é o interesse deste cliente com o seu negócio. É para conhecer o seu produto? É para fechar algum negócio? Este cliente já teve alguma experiência com a sua empresa? Quanto mais informações você tiver a respeito deste cliente, mais preparado você estará para fazer esta primeira abordagem.

2- Faça ligações com objetivo, propósito e foco

Com base nas informações levantadas, você consegue traçar com maior clareza qual é o seu objetivo com esta ligação. Ligar para um cliente de maneira aleatória não contribui positivamente com a construção de uma primeira impressão positiva. Esteja focado naquilo que está fazendo, evite distrações que possam fazer com que você desvie a atenção do cliente.

3- Ligou? Então, ouça na essência!

Uma das grandes reclamações das pessoas que são abordadas ao telefone é não se sentirem ouvidas por quem está do outro lado da linha. Quando ouvimos na essência, nossa atenção é canalizada para a fala do cliente e isso promoverá um ambiente de cocriação intenso. Este ambiente de cocriação será incrivelmente poderoso para compartilhar experiências, além de dar a certeza para o seu cliente de que ele é ouvido por você.

4- Tenha empatia

Se colocar no lugar do outro, este é o princípio da empatia. Ao abordar o seu cliente, se coloque no lugar dele. Trate-o como você gostaria de ser tratado e isso despertará a confiança do cliente. A empatia ressalta o comprometimento que você tem com a satisfação daquele cliente.

5- Não faça falsas promessas

Muitas vezes, as pessoas fazem ligações para os clientes com expectativas e até uma certa ansiedade. Isso resulta em falas desesperadas e promessas vazias. Não faça isso! Só faça acordos e promessas que poderão ser cumpridos. Retorne ligações nos horários combinados e se houver algo que precisa ser solucionado, dê ao cliente a certeza de que você se esforçará para encontrar as melhores soluções.

6- Seja você mesmo

Uma outra reclamação bastante comum por quem é abordado por telefone é a falta de espontaneidade por parte de quem faz as ligações. Você mesmo, querida pessoa, já deve ter vivido uma experiência similar a esta: um vendedor te liga e fala de maneira robótica. E quem gosta de falar com um robô? Certamente, ninguém. Portanto, busque meios para relaxar e seja você mesmo na hora de abordar o seu cliente.

7- Atenção para o seu tom de voz

O tom de voz é fundamental para que as ligações sejam agradáveis. É no seu tom de voz que o cliente identificará a sua empatia, comprometimento e respeito. Procure a melhor entonação de voz para abordar o seu cliente. Pode parecer algo até bobo, mas é através do seu tom de voz que o seu cliente se lembrará de você. Nada melhor do que fazer desta lembrança algo bom, não é mesmo?
Vale ressaltar que o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC oferece a formação Coaching em Vendas – CVT, que lhe fornecerá dezenas de técnicas e ferramentas em Coaching, voltadas para vendas, que vão desde a abordagem, relacionamento, negociação e fechamento, com cliente. Nesse curso você aprenderá mais do vender, você estará apto a atender de forma sistêmicas as necessidades do cliente.

Espero que estas dicas poderosas contribuam positivamente com as suas abordagens ao telefone, querida pessoa! Se você tem alguma dica poderosa, use o espaço abaixo para compartilhar com a gente. Se este artigo te ajudou de forma positiva e você acredita que poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.
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