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domingo, 22 de julho de 2018

Como abordar um cliente na rua


Se você vende algum tipo de produto na rua deve saber como pode ser trabalhoso abordar os clientes. Apesar de ser uma ação que você pode fazer em qualquer lugar, não é só chegar e falar, tem que saber como abordar um cliente na rua.
Essa é uma das maiores dificuldades encontradas pelos vendedores externos e ambulantes nas cidades. Afinal de contas, dificilmente alguém está andando na rua à toa, ou seja, as pessoas estão vindo de algum lugar e indo diretamente para outro.
É exatamente nesse momento que deve acontecer a abordagem, clara, direta e sempre resolvendo algum problema daquela pessoa. Fique tranquilo, pois vou te ensinar a forma correta de abordar as pessoas e potenciais clientes na rua.
Gostou da ideia e quer aprender como abordar um cliente na rua? Não deixe de acompanhar esse conteúdo que funciona quase como um guia para você aprender as técnicas e as formas corretas de chegar num cliente, confira!

Toda venda externa exige algumas técnicas


Não é só porque essa venda será feita no meio da rua que ela deve ser feita de qualquer jeito. Muito pelo contrário, por ser feita na rua onde a grande maioria das pessoas nem está pensando em comprar, é que deve ser mais refinada ainda.
Dessa forma, assim como em todo tipo de venda, seja em comércios, lojas, shoppings, barracas e empresas, é necessário saber o que está fazendo. Por isso, separei algumas técnicas que acho muito importantes para você desenvolver no trabalho de vendas.
Como abordar um cliente na rua

Capriche na primeira impressão

Um erro muito frequente dos vendedores de ruas é se vestir de qualquer forma, isso passa a impressão errada para os clientes. Você sabia que existe um pipoqueiro no Brasil, que é reconhecido pela sua preocupação com a aparência e boa apresentação?
Desse modo, se ele ficou conhecido por essas características, imagine o quanto a boa aparência influencia nas vendas. Esteja bem trajado, barba feita e realmente apresentável, isso por si só já chama bastante atenção, pode apostar.

Saiba o que você tem em mãos

Você sabe exatamente o que está tentando vender para as pessoas? Conhecer bem o seu produto é meio caminho andado para fechar uma venda. O cliente precisa saber como ele pode tirar algum benefício dessa negociação.

Busque se aproximar do cliente

Da mesma forma que os diferentes clientes deixam de comprar nas lojas e estabelecimentos diversos, na rua é a mesma coisa. Portanto, na maioria das vezes o cliente nem vai dar atenção, então é importante aproveitar as chances que tiver.
Caso você consiga atrair a atenção de um cliente, busque se aproximar dele, pois quando você diminui a distância é bem provável que você realize a venda.

Desenvolva e aperfeiçoe a negociação

Você pode se vestir bem, conhecer bem o produto, ser quase um amigo do cliente, mas se não entender de negociação a venda não acontece. Assim, é fundamental desenvolver técnicas de vendas e você pode começar por reforçar os pontos positivos do seu produto.

Melhore suas técnicas de abordagem ao cliente


Agora que você sabe como as vendas externas podem ser melhoradas, é hora de aprender como abordar um cliente na rua com técnicas específicas. Afinal, todo vendedor, seja ele de loja ou de rua, precisa estar preparado e pronto para vender.
Tudo começa com um atendimento direto, atencioso e natural, pois na minha opinião, o cliente não gosta de sentir que está sendo perseguido, acho que ninguém gosta, não é mesmo?
Assim que colocar o atendimento em jogo transmita felicidade e alegria para o cliente, isso contagia. Portanto, procurar encantar o potencial cliente é fundamental para fechar a venda, afinal, como você espera vender se está com a expressão fechada?
Utilize um vocabulário alegre e positivo, ou seja, até mesmo um “pois não” no início da conversa pode prejudicar a venda. Sempre converse com entusiasmo e mostrando a positividade do seu dia de trabalho, as pessoas se relacionam com isso.
Quando estiver engajado em uma conversa com o cliente, procure mostrar que você se importa com ele. Como abordar um cliente na rua se baseia em conversar com as pessoas, mostrando que você é também igual a eles e tem os mesmos problemas, isso abre margem para focar nos benefícios do produto.
Como um último ponto importante, nunca, eu disse nunca sufoque o cliente, pois no momento que você age dessa forma, você espanta as pessoas. Trabalhe sem pressão e seja natural.
Dicas para abordar um cliente na rua

Como abordar um cliente na rua em 4 formas diferentes


Depois de muito se falar de vendas externas e o sobre técnicas de como abordar um cliente na rua, é hora de pôr a mão na massa! Aprenda definitivamente como você deve abordar um cliente na ruae assim, fechar a venda, confira!

1 – Estude e escolha o local ideal para abordar o cliente

Não adianta você acordar cedo, se arrumar e sair para vender seus produtos na rua e não saber onde fazer isso. Em outras palavras, como você vai vender, por exemplo, equipamentos eletrônicos em um local onde as pessoas se reúnem para almoçar?
Certamente suas vendas serão baixas e você não vai conseguir fazer sua abordagem corretamente. Procure encaixar o contexto do seu produto com o local ideal, dessa maneira as pessoas estarão abertas a consumir.
Se você trabalha para uma loja e sua função é abordar os clientes que passam na rua, se posicione corretamente para abordar de maneira eficiente e levar esse cliente para dentro da loja.
Como abordar um cliente na rua se baseia na boa localização do vendedor, guarde isso.

2 – Tenha definido o cliente ideal para abordar

Você já definiu o perfil ideal do cliente que normalmente compra seus produtos? São pessoas em qual faixa etária? Na sua maioria são homens ou mulheres que mais compram de você?
Saber e definir essas questões básicas pode te ajudar e muito na hora de abordar o cliente certo. Isso porque, assim como todos que passam diariamente por você, não há tempo a perder e mais ainda, tempo é dinheiro.
Sendo assim, quando você conhece seu público-alvo, você deixa de perder tempo precioso com clientes que possivelmente não vão comprar de você e ganha em agilidade nas vendas mais propícias a acontecer.

3 – Realize ações para despertar o interesse das pessoas

A principal característica que você deve assumir de todas as pessoas que encontra diariamente, é que todas não podem perder tempo. Portanto, todos estão com pressa e na correria, nesse momento é fundamental criar frases de impacto.
Essas frases impactantes vão chamar a atenção dos clientes e isso economiza muito tempo. Se você não tem nenhuma frase pronta, anote essas:
  • Quer aumentar sua renda atual e faturar mais no fim do mês?
  • O que acha de agilizar suas atividades com essa solução ideal?
  • Aprenda a falar inglês de forma diferenciada e mais rápida!
  • Por que não ganhar R$4 mil hoje, ao invés de R$2 mil?
São pequenas frases de impacto que podem chamar a atenção dos potenciais clientes. Claro, você precisa sempre adequar sua pergunta ao que está vendendo.

4 – Crie um script matador de vendas ao abordar um cliente

Se você não é muito bom na hora de improvisar informações, crie um script com os pontos principais que o seu produto oferece. Tenha em mente e coloque no papel, que você precisa: chamar a atenção; aguçar o interesse; instigar o desejo e conseguir fazer ele parar para ouvir sua oferta.
Com esse direcionamento você é capaz de criar um roteiro a ser seguido, a fim de se empenhar e mostrar tudo que precisa sobre o que está oferecendo. Vale ressaltar que você precisa sempre agir de forma natural, nada decorado ou forçado.
Como abordar um cliente na rua? Creio que mostrei os pontos principais para fazer isso com excelência. Utilize cada um dos conhecimentos que apresentei aqui e aperfeiçoe sua abordagem de forma profissional.
Bons negócios!

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