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sábado, 28 de julho de 2018

As 6 objeções de vendas mais comuns e como superá-las?

Diego GomesPublicitário, fundador da Rock Content

Todos os vendedores, independente do tempo de experiência, encararão situações de objeção por parte do cliente em algum processo de vendas. Muitas vezes vendas são perdidas devido a falta de domínio e jogo de cintura para contornar a situação por parte da equipe. Para evitar transtornos e manter ótimos resultados no fim do mês, é preciso aprender a lidar com as dúvidas, questionamentos e objeções que podem surgir.
O que demoramos perceber é que as objeções muitas vezes são aliadas das empresas - é onde você descobre o que falta para fechar uma venda e como aprimorar o seu processo para negociações futuras. Driblar isso é a grande dificuldade de muitos vendedores. Porém, separamos as 6 objeções mais comuns, além de dicas de como superá-las e fechar negócios!
1. Eu preciso de mais tempo para pensar
Quem nunca ouviu essa resposta em algum momento da carreira como vendedor? A grande chave dessa objeção é descobrir sobre o que o cliente precisa pensar com mais calma e tempo.
Isso acontece porque muitas vezes ainda existem dúvidas a respeito do produto ou serviço que sua empresa fornece, e ele ainda não se sentiu convencido para fechar a compra. Pergunte para o cliente sobre o que ele precisa pensar e se ficaram dúvidas durante o processo de apresentação e negociação.
Uma vez descoberta a informação que falta, responda-a e dê sequência ao processo de vendas.
2. Você pode me enviar mais informações a respeito?
Em muitos casos, essa é a saída que muitos clientes encontram para terminar uma conversa ou dispensar o vendedor. É interessante que, após concordar com o envio de mais informações a respeito do produto ou serviço,a conversa seja redirecionada com alguma pergunta adicional. O desenvolver dessa conversa pode resultar em vendas para aquele cliente.
Um tipo de pergunta adicional é "Que tipo de informação você está interessado?" ou "Quais são suas maiores dúvidas a respeito da nossa empresa, produto ou serviço?". O envolvimento do cliente com essas respostas é a sua chance de trazê-lo para perto, diminuindo as barreiras e deixando-o mais aberto para considerar a compra.
3. Eu não preciso do seu produto
Se o cliente potencial em questão já foi qualificado pela sua empresa, esse tipo de problema não deveria ter acontecido. Das duas, uma: ou ele não é público para o seu produto, ou ocorreu uma grande falha de comunicação ao longo do processo.
Para resolver essa questão, é necessário conversar com o cliente a respeito do que a sua empresa faz e como ela pode ajudá-lo, apresentando cases de clientes de companhias e indústrias similares ou até mesmo de concorrentes. Reafirmar todas essas informações dá credibilidade à sua empresa pois, apresentando domínio sobre o assunto e resultados concretos, não há abertura para desconfianças. Além disso, ao mostrar resultados alcançados pelo concorrente, é despertado o sentimento de "se ele tem, eu também quero ter - e quero ser melhor", o que gera vontade e determinação para investir no seu produto ou serviço.
4. Seu produto/serviço é muito caro
Uma vez que o cliente reconhece os benefícios do seu produto/serviço, o valor cobrado não será um empecilho. Esclareça e reforce todas as vantagens que você pode oferecer para o cliente (seja ele empresa ou pessoa física), e como sua empresa é capaz de ajudar a economizar tempo e dinheiro. O valor que você consegue agregar ao seu produto/serviço durante a conversa com o cliente é imprescindível para o sucesso de vendas.
Esse tipo de esclarecimento faz o cliente repensar o valor. Além disso, é importante apresentar as opções de pagamento para o "peso" da aquisição parecer menor pois será, por exemplo, dividido mensalmente.
Uma dica extra para tentar evitar essa objeção é apresentar o valor para o cliente por mensalidades ou planos bimestrais, trimestrais, ou como sua empresa funcionar. O valor dividido em parcelas é um número, obviamente, menor que o valor total, o que acaba diminuindo um pouco a resistência do seu cliente em relação ao preço.
5. Você pode me ligar mais tarde?
Uma resposta ambígua que pode deixar a equipe de vendas sem saber exatamente qual a intenção do cliente: o desafio é descobrir se isso é, de fato, interesse ou tentativa de dispensar o vendedor. Uma das formas de descobrir é, ao concordar em retornar a ligação depois, perguntar qual horário é melhor e mais conveniente. Uma vez recebida e resposta, é hora de colocar a mão na massa e realmente ligar - e tentar fazer isso uma conversão em vendas.
6. Estou satisfeito com o produto/serviço que já tenho
Essa é uma das objeções mais desafiantes já apresentadas, pois é preciso convencer o cliente de que é importante para ele trocar algo que já tem (e que ele afirma estar dando o resultado esperado) por algo desconhecido. Muitas pessoas têm receio de mudar ou aprimorar seus produtos ou serviços e é nesse ponto que a barreira é construída.
Como quebrar essa barreira? Após conversar sobre os benefícios e vantagens do seu produto, é hora de conquistar o cliente com algo que ele não está esperando: uma versão trial ou demo do produto para que ele experimente e tire as próprias conclusões e compare a funcionalidade do atual com o novo.
Durante o período em que o cliente está testando seu produto ou serviço, garanta que ele aproveite todos os aspectos que tem para oferecer, além de se prontificar para tirar eventuais dúvidas e monitorar lado a lado os resultados gerados com a nova ferramenta, por exemplo.
Apesar de objeções parecerem grandes problemas, é preciso calma e sabedoria para lidar com todas elas, absorvendo as informações necessárias para guiar a conversa rumo às vendas.

Objeções permitem conhecer ainda mais seus clientes. Por isso, anote-as e estude-as juntamente com as respostas recebidas. Dessa forma é possível traçar novos caminhos de abordagem, evitar que elas ocorram novamente e ensinar para novos vendedores como driblar esses empecilhos no processo de vendas.

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