
Evite a miopia do marketing – Se você se preocupa somente com seu produto e não olha para o seu mercado (consumidor e concorrente), está com vistas curtas. É necessário estar atento para o futuro, prever todas as mudanças que podem ocorrer no seu mercado e estar preparado para adaptar seu produto e a própria empresa às mudanças que ocorrerem.
Fique sempre próximo de seus clientes – Crie meios com base em suas vendas para conhecer cada vez melhor os seus consumidores. Saiba quem são, do que gostam, o que fazem e o que esperam de você e do seu produto.
Decida baseado em fatos – O que mais encontramos por aí são decisões tomadas na base do achismo: “Eu acho que vai dar certo!”. Esse tipo de decisão só leva as empresas à ruína. Sempre que for decidir algo, recorra a fatos reais, a estudos de mercado e tome suas decisões conscientemente.
Tenha espírito crítico – Se você encomendou um estudo de mercado, não se esqueça de também utilizar seu espírito crítico. Muitas vezes, um estudo demonstra as condições de um mercado no momento, então saiba avaliar esse estudo com uma visão de futuro.
Invista em fidelização – Conquistar um novo cliente é cada vez mais difícil e oneroso para a empresa que fazer com que seus clientes sejam fiéis ao seu produto ou à sua marca. É necessário cada vez mais estar atento aos concorrentes e próximo aos seus consumidores, não permitindo que eles se seduzam por ofertas mirabolantes e partam para a concorrência.
Ouse, isso faz parte do negócio – Ousar é arriscar, mas o importante é ter em mente que o risco deve ser calculado. Nunca arrisque mais que seu financeiro possa suportar.
Seja constante – O maior erro da maioria das empresas é achar que estar fazendo mudanças constantemente em seu produto ou serviço, na forma de distribuição ou em sua comunicação não afeta seus consumidores. Procure ser constante, principalmente na sua comunicação.
Marco Antonio Meira