Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Dicas para uma boa venda





Por Desconhecido

Nos dias de hoje está cada dia mais difícil encontrar um estabelecimento com bons atendentes. As maiorias dos clientes reclamam de mau atendimento e descaso.
A maior parte das vezes parece que o cliente entra na loja e já está incomodando a folga dos vendedores (as), o bate papo com os colegas de profissão, ou fazendo favor ao cliente que entra, como se está não fosse sua profissão.

Há muitas lojas trabalhando no mesmo ramo, podendo o cliente escolher, isso já seria fator suficiente para disputarem o cliente uns com os outros, mas ao invés disso, tratam-no mal, deixam-no ir embora insatisfeito e com raiva até…
-Você reclama com a loja/gerente e nada é feito a respeito.

As lojas que não treinam seus vendedores correm o risco de perdê-los para sempre ou quebrarem.

Regras para atenderem bem a seus clientes?
1-Toda venda necessita que se estabeleça um bom relacionamento entre cliente e vendedor, e o resultado da venda dependerá mais disso do que do aspecto do produto;
2-O vendedor precisa se colocar no lugar do cliente para entender suas necessidade e saber como agir;
3-Em geral, o momento da venda gera grande ansiedade, expectativa e stress no cliente, pois ele pode estar comprometendo sua condição financeira por longo tempo, ao mesmo tempo em que provavelmente está procurando atender uma necessidade essencial em sua vida;
4-É essencial que o vendedor passe segurança para o cliente, colocando-se ao lado do mesmo, ajudando no processo da compra.

Qual o perfil de um bom vendedor?
Para ser um bom vendedor, é preciso ter alguns atributos ou competências pessoais que facilitem sua interação com os clientes, algumas destas competências são:

• Uma boa comunicação interpessoal;
•Empatia;
•Ser um bom ouvinte;
•Interessar-se verdadeiramente pelos clientes;
•Ter ótima capacidade de relacionamento interpessoal;
•Ter boa capacidade de negociação;
•Uma boa apresentação pessoal;
•Conhecer bem o produto
que vende;
•Ter boa capacidade de organização e planejamento;
•Possuir um bom nível de inteligência emocional, ou seja, motivação, atitude positiva, otimismo, bom humor e persistência.
•Respeito e educação diante
do cliente também é um fator
essencial.

Qual a importância de fidelizar clientes?
Todo vendedor deve procurar transformar o processo de compra e venda, no início de um relacionamento duradouro.

Como diz Theodore Levitt, um dos mais importantes especialistas do marketing mundial, na atualidade, o relacionamento cliente vendedor é como um casamento.

A primeira venda é como o primeiro encontro. O vendedor deve procurar transformar este encontro em um “casamento” e não deixar que seja apenas um “caso” passageiro.

Postagens populares