Nos dias de hoje está cada dia mais difícil encontrar um estabelecimento com bons atendentes. As maiorias dos clientes reclamam de mau atendimento e descaso.
A maior parte das vezes parece que o cliente entra na loja e já está incomodando a folga dos vendedores (as), o bate papo com os colegas de profissão, ou fazendo favor ao cliente que entra, como se está não fosse sua profissão.
Há muitas lojas trabalhando no mesmo ramo, podendo o cliente escolher, isso já seria fator suficiente para disputarem o cliente uns com os outros, mas ao invés disso, tratam-no mal, deixam-no ir embora insatisfeito e com raiva até…
-Você reclama com a loja/gerente e nada é feito a respeito.
As lojas que não treinam seus vendedores correm o risco de perdê-los para sempre ou quebrarem.
Regras para atenderem bem a seus clientes?
1-Toda venda necessita que se estabeleça um bom relacionamento entre cliente e vendedor, e o resultado da venda dependerá mais disso do que do aspecto do produto;
2-O vendedor precisa se colocar no lugar do cliente para entender suas necessidade e saber como agir;
3-Em geral, o momento da venda gera grande ansiedade, expectativa e stress no cliente, pois ele pode estar comprometendo sua condição financeira por longo tempo, ao mesmo tempo em que provavelmente está procurando atender uma necessidade essencial em sua vida;
4-É essencial que o vendedor passe segurança para o cliente, colocando-se ao lado do mesmo, ajudando no processo da compra.
Qual o perfil de um bom vendedor?
Para ser um bom vendedor, é preciso ter alguns atributos ou competências pessoais que facilitem sua interação com os clientes, algumas destas competências são:
• Uma boa comunicação interpessoal;
•Empatia;
•Ser um bom ouvinte;
•Interessar-se verdadeiramente pelos clientes;
•Ter ótima capacidade de relacionamento interpessoal;
•Ter boa capacidade de negociação;
•Uma boa apresentação pessoal;
•Conhecer bem o produto
que vende;
•Ter boa capacidade de organização e planejamento;
•Possuir um bom nível de inteligência emocional, ou seja, motivação, atitude positiva, otimismo, bom humor e persistência.
•Respeito e educação diante
do cliente também é um fator
essencial.
Qual a importância de fidelizar clientes?
Todo vendedor deve procurar transformar o processo de compra e venda, no início de um relacionamento duradouro.
Como diz Theodore Levitt, um dos mais importantes especialistas do marketing mundial, na atualidade, o relacionamento cliente vendedor é como um casamento.
A primeira venda é como o primeiro encontro. O vendedor deve procurar transformar este encontro em um “casamento” e não deixar que seja apenas um “caso” passageiro.
A maior parte das vezes parece que o cliente entra na loja e já está incomodando a folga dos vendedores (as), o bate papo com os colegas de profissão, ou fazendo favor ao cliente que entra, como se está não fosse sua profissão.
Há muitas lojas trabalhando no mesmo ramo, podendo o cliente escolher, isso já seria fator suficiente para disputarem o cliente uns com os outros, mas ao invés disso, tratam-no mal, deixam-no ir embora insatisfeito e com raiva até…
-Você reclama com a loja/gerente e nada é feito a respeito.
As lojas que não treinam seus vendedores correm o risco de perdê-los para sempre ou quebrarem.
Regras para atenderem bem a seus clientes?
1-Toda venda necessita que se estabeleça um bom relacionamento entre cliente e vendedor, e o resultado da venda dependerá mais disso do que do aspecto do produto;
2-O vendedor precisa se colocar no lugar do cliente para entender suas necessidade e saber como agir;
3-Em geral, o momento da venda gera grande ansiedade, expectativa e stress no cliente, pois ele pode estar comprometendo sua condição financeira por longo tempo, ao mesmo tempo em que provavelmente está procurando atender uma necessidade essencial em sua vida;
4-É essencial que o vendedor passe segurança para o cliente, colocando-se ao lado do mesmo, ajudando no processo da compra.
Qual o perfil de um bom vendedor?
Para ser um bom vendedor, é preciso ter alguns atributos ou competências pessoais que facilitem sua interação com os clientes, algumas destas competências são:
• Uma boa comunicação interpessoal;
•Empatia;
•Ser um bom ouvinte;
•Interessar-se verdadeiramente pelos clientes;
•Ter ótima capacidade de relacionamento interpessoal;
•Ter boa capacidade de negociação;
•Uma boa apresentação pessoal;
•Conhecer bem o produto
que vende;
•Ter boa capacidade de organização e planejamento;
•Possuir um bom nível de inteligência emocional, ou seja, motivação, atitude positiva, otimismo, bom humor e persistência.
•Respeito e educação diante
do cliente também é um fator
essencial.
Qual a importância de fidelizar clientes?
Todo vendedor deve procurar transformar o processo de compra e venda, no início de um relacionamento duradouro.
Como diz Theodore Levitt, um dos mais importantes especialistas do marketing mundial, na atualidade, o relacionamento cliente vendedor é como um casamento.
A primeira venda é como o primeiro encontro. O vendedor deve procurar transformar este encontro em um “casamento” e não deixar que seja apenas um “caso” passageiro.