
- Ofereça um serviço/produto de qualidade – Essa primeira dica dispensa maiores comentários – como esperar indicações se sua empresa não fizer nem isso, não é mesmo?
- Preste um ótimo atendimento – No
lugar de pensar: “O que posso vender?”, faça a pergunta: “Como posso
servir esse cliente?” ou “Estou aqui para oferecer o quê?”. Isso traz
uma mudança clara de comportamento a qualquer vendedor, que se reflete
na satisfação do consumidor.
- Trate seus colaboradores como clientes – Eles
são os primeiros “advogados” a falar bem ou mal da empresa e, tenha
certeza, a maneira como eles tratam os clientes é a mesma que a empresa
os trata. Portanto, atenção a eles!
- Ofereça uma experiência de compra inesquecível –
“Às vezes, a melhor coisa que podemos fazer é buscar caminhos para
superar as expectativas das pessoas. Tenha foco na experiência total do
cliente e as indicações acontecerão mais facilmente”, afirma John
Jantsch.
- Saiba qual é o seu diferencial central –
Para o especialista, a primeira coisa que você deve fazer é criar algo
de que valha a pena falar: pode ser seu produto, sua promoção, seus
colaboradores ou seus processos. “Ninguém fala sobre negócios ou
experiências chatas. Você deve surpreender as pessoas para que iniciem o
boca a boca”, comenta Jantsch.
- Informe seus clientes – Oferecer
informação autêntica para os clientes é uma excelente forma de
estimular o boca a boca. Segundo Jantsch, os clientes precisam saber o
que falar sobre seu negócio, e isso fica complicado quando não há
informação. Por isso, ele sugere que a informação seja gratuita e
esteja contextualizada com a realidade do cliente e da empresa.
- Conecte seus clientes e futuros clientes – A dica do livro The referral engine
é fazer comentários, pedir opiniões e se mostrar (na internet, pelo
menos) como uma pessoa real, não como a empresa que é uma entidade
impessoal. As pessoas gostam de falar com outras pessoas.
- Tenha um público-alvo claro – Para
saber qual é seu cliente ideal, descubra quais são os mais lucrativos
e, dentre eles, quais indicam sua empresa para outros clientes. Com
essa seleção em mente, descubra os traços e comportamentos que eles têm
em comum.
- E a dica mais importante: crie um sistema de indicações para sua empresa – “Se
você acha que vai conseguir recomendações apenas fazendo um bom
trabalho, e não pedindo indicações, então você não tem certeza de quão
bom é o trabalho que está fazendo. Empresas que são lembradas sempre
pedem indicações, não simplesmente para fazer novos negócios, mas
também para oferecer a outras pessoas o que de bom elas têm ou fazem”,
acredita Jantsch.
Essas dicas foram extraídas da reportagem de capa de abril de 2011 da revista
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