Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

3 passos para influenciar o consumo


Marketing – Possui meios fantásticos de atração, como mídias eletrônicas (TV, rádio, internet), impressas (jornais, revistas, panfletos, cartazes, cartões, calendários de bolso, folhetos), brindes (canetas, calendários de mesa, agendas, camisetas, chaveiros) e degustações (ponto de venda). Esses meios são os que representam investimentos financeiros por parte do vendedor em busca da prospecção de seu cliente.
Situação vivida – Essa é a mais pessoal, em que o consumidor se depara com uma necessidade específica. Exemplos:
A empresa lança uma circular informando que todos os funcionários deverão ter comprovação de cursos em informática, forçando o consumidor a iniciar um curso.
A TV de casa queimou e será necessário consertá-la ou aproveitar a ocasião e comprar um modelo mais atual.
O consumidor viaja para uma reunião de negócios e esquece a gravata em casa, fazendo com que tenha de comprar uma onde estiver.
Ciclo social – A influência do ciclo social é uma das mais predominantes quando tratamos de adolescentes, pois as escolhas do grupo social do qual o consumidor participa são de extrema importância para se manter dentro dele em igualdade. Exemplos:
Na Copa do Mundo, o ciclo de amizades decide assistir ao jogo, mas com a camiseta da seleção brasileira, forçando o consumidor que não possui uma a adquiri-la para ficar em grau de igualdade com os amigos.
Um grupo de adolescentes compra uma blusa da marca YXZ para usar em festas e baladas, fazendo com que esses consumidores mantenham a fidelidade a marcas e estilos defendidos por eles.
Toda a família sempre disse que a melhor panela de pressão é a da marca XXX, influenciando o consumidor, quando é necessária a compra, a escolher a mesma marca que a família sempre defendeu, com o ônus de escolher uma marca ruim em caso contrário.
Eduardo Leão Oliveira é gerente regional de operações. Para saber mais sobre ele, acesse: eduardoleao.com.br.

Postagens populares