Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O tempo e a eficiência do gerente



Certamente você conhece líderes que de líderes só têm o título. Analisando um pouco mais, é possível perceber que não há, necessariamente, uma correlação de tempo com habilidades e performances. Há bastante gente ruim que trabalha muito mais que doze horas por dia e várias pessoas competentes que conseguem ficar muito tempo longe do escritório, mas que continuam produzindo bons resultados.

A natureza do cargo ajuda a explicar isso. Imagine que você é um marceneiro e tem de construir uma mesa. Certo, existem máquinas que podem ajudá-lo, mas, se você quiser que o serviço saia perfeito, não poderá construí-la na metade do tempo, pois provavelmente ela ficará bamba e terá partes que não foram lixadas adequadamente, entre outros defeitos. Mas você pode demorar o dobro do tempo para construir a mesa, caprichando no torneado das pernas, nos entalhes e usando várias camadas de verniz para realçar a qualidade e o visual da madeira. A relação é direta: pouco tempo, mesa ruim; muito tempo, mesa requintada.

Isso não vale para o gerente. Há várias maneiras de atingir uma meta ou um objetivo e muitas formas de mostrar aos outros o que foi conquistado. Se o tempo não está diretamente ligado à nossa eficiência, como o gerente mostrará o seu valor para a diretoria e fará a diferença?


Gerentes eficientes sabem como lidar com pessoas para maximizar seus talentos – Quando se trata de pessoas, a única verdade é que não existem verdades que funcionam para todos. Estilos “bonzinho”, “durão”, “paternalista”, “líder moderno” e tantos outros só funcionam com um número de pessoas por determinada situação. A habilidade de trabalhar e descobrir o melhor de cada indivíduo é a arma mais potente do gerente para melhorar sua eficiência sem aumentar suas horas de trabalho. No entanto, ele não conseguirá isso trancado em seu escritório.
Gerentes eficientes sabem construir uma imagem
positiva – Imagem não é só para seu produto, é também para sua equipe e para você. Faça com que as pessoas saibam que o seu trabalho e a sua equipe têm determinados padrões de qualidade e performance. Assim, todos saberão o que esperar de vocês e ficará mais fácil perceber a sua contribuição para a empresa, sem precisar ser o primeiro a chegar e o último a sair. Para isso, tenha regras simples e claras para a sua equipe.
Para conseguir um maior respeito por parte de seu grupo e aumentar sua visibilidade, Jefferson, comece com alguns pontos básicos:
Nunca reclame de uma tarefa que terá de fazer de qualquer forma. Você pode, depois, apresentar alternativas para que aquele trabalho seja realizado de outra maneira. Mas só reclamar é péssimo para a imagem de qualquer um – principalmente de um gerente que deseja erradicar de sua equipe esse hábito.
Assim que terminar uma tarefa ou projeto, entre em contato com as pessoas envolvidas no processo para agradecê-las e ter certeza de que todos sabem que o projeto foi finalizado.
Aceite a natureza e os hábitos de trabalho de pessoas que você não conseguirá mudar.
Um grande abraço,

Cleverson Uliana

Postagens populares