
Luz, Camera e Ação: O vendedor vai mostrar seu produto a um cliente e sabe que precisa ser marcante, quer impressionar e fazer com que o cliente fique imensamente atraído por sua proposta. Mas sua proposta pode ser apenas mais uma! O que fazer
Todos nós vendedores somos atores e representamos um papel para cada cliente, dependendo do motivo de compra, das necessidades e do lado emocional da venda.
É preciso entender mais de teatro para ser um sucesso em vendas? Eu concluo que sim, é fundamental saber DRAMATIZAR ao apresentar sua proposta comercial e assim fazer com que o cliente lembre-se de você, de sua empresa e de seu produto por muitos dias.
Fiz teatro por algum tempo e em alguns importantes treinamentos de vendas que fiz, aprendi técnicas de comunicação e interpretação de textos, oratória, comunicação corporal, congruência, dramatização.
Dramatizar é tornar sua mensagem marcante, dar emoção com criatividade para ser entendido e causar uma ótima impressão com seu interlocutor.
No programa de treinamento Sucesso em Vendas®, inclui uma sessão teatral, para desenvolver flexibilidade e criatividade nos profissionais que participam. É muito divertido e importante para todos que participam do treinamento. Muitos me trouxeram resultados espetaculares, como por exemplo, um vendedor de informática que em vez de simplesmente demonstrar um laptop, decidiu reforçar a sua durabilidade, um dos pontos que o cliente mais importava ao cliente, se o computador era resistente, além de potente. Assim o vendedor largou o laptop de suas mãos na frente do cliente, deixando o mesmo cair no chão com força. Imaginem a cara do cliente, mas o vendedor o pegou, ligou-o e quando o cliente viu que o mesmo estava intacto e funcionando perfeitamente, ficou impressionado.
Mas por favor, não saia jogando seu produto no chão, pode não dar certo. Procure pensar no que poderia fazer assim que fizesse a apresentação de sua proposta, usando toda sua criatividade.
Outro exemplo: Uma talentosa vendedora de imóveis, um corretora que também conheci. Sabendo que o maior motivo de compra do cliente era tranqüilidade, levou-o para conhecer um apartamento adequado onde lá já havia colocado duas cadeiras. Quando chegaram, o cliente estranhou as cadeiras colocadas no meio da sala. A corretora mostrou o apartamento e depois o convidou a sentar-se e começou a explicar mais sobre as condições de venda do apartamento e depois que falou em na tranqüilidade que o cliente poderia conquistar. Em seguida, ficou em total silêncio e pediu que o cliente também ficasse. Um silêncio, quebrado eventualmente pelo som dos passarinhos, e nada mais. Uma tranqüilidade enorme! Após alguns segundos, a corretora perguntou ao cliente: Seria essa tranqüilidade que o senhor tanto esperava?
Dramatizar é criar um algo mais após oferecer seu produto ou serviço. É a forma como o cliente lembrará de você e de sua oferta.
Uma dramatização deve ser rápida (no máximo 45 segundos de fala) e você deve se sentir confortável com ela. Evite contar piadas ou histórias se não for um bom contador.
Marcelo Ortega.