Todo líder de vendas já passou ou irá passar pelo dilema da sucessão. Pessoas mudam de empresa ou cidade, são promovidas, aspiram outros desafios, enfim, não importa o motivo para que uma mudança ocorra, é preciso ter em mente que, algum dia, ela irá acontecer. E sua empresa tem de estar preparada para a mudança.
É em momentos como esse que o líder tem de ser hábil para lidar com a vaidade da equipe. Quem será o promovido: o mais velho na empresa? Aquele que mais estudou assuntos relacionados à liderança e vendas? O que trabalha mais horas ou que costuma prospectar mais clientes? Ou é melhor trazer alguém de fora? Várias são as possibilidades. Entretanto, não tem nada mais desafiador que lidar com o campeão de vendas. O que fazer quando o campeão de vendas quer ser promovido a gerente?
Esse geralmente é um excelente funcionário, sempre bate as metas e, muitas vezes, até as ultrapassa. Em resumo, ele traz lucro para a empresa! Mas será que ele terá o mesmo desempenho brilhante como gerente de vendas? O especialista norte-americano em eficácia da força de vendas Andris Zoltners não só acredita que não como também defende que essa escolha poderá ser catastrófica. O motivo é simples: geralmente o vendedor número um tende a ser egocêntrico – característica que pode ser completamente nociva a um bom líder.
As competências exigidas de uma pessoa que precisa estimular a equipe e criar condições para que esse grupo produza cada vez mais e melhor nem sempre são as mesmas daquelas que fazem uma pessoa efetivamente se destacar em vendas. Para piorar, retirando o vendedor campeão, uma empresa pode arriscar perder um excelente funcionário para ganhar um não tão brilhante gerente. Isso sem falar no retorno para a empresa, que diminuirá com a saída dele caso a função o afaste de vender.
Fonte: Revista Venda Mais
sábado, 28 de julho de 2018
Postagens populares
-
Por Soeli de Oliveira A maioria dos empreendedores concordam que é mais fácil produzir. Também se observa que as indústrias, em quase sua...
-
Marcelo Ortega | É claro que sim, o vendedor nato é aquele que tem um talento natural de comunicação, negociação e obstinação a resul...
-
Fábio Mesquita , para Administradores Vender é uma ciência. Encantar clientes e transformá-los em fãs exige técnica, planejamento,...
-
Uma série de atributos, natos ou adquiridos, compõem o perfil do vendedor. Para ser um vendedor de sucesso, são necessários diversos atri...
-
Por Leandro Branquinho Cliente não é Deus. Deus perdoa, já o cliente… Confira uma lista com os pecados mais cometidos por vendedores...
-
Por Sylvio Lindenberg Confira algumas dicas para elaborar argumentos de vendas mais persuasivos e conquistar mais...
-
Por Carlos Rosa Imaginemos a seguinte cena: você está sendo atendido por alguém que recebe um telefonema no celular. O atendente, no ...
-
Por: Evaldo Costa para o Site Brasil Escola Quer saber como dobrar as suas vendas e ganhos? Deseja conseguir isso rapidamente? Pode h...
-
por Oerj em Zoom: Gente & Negócios- Plínio da Franca O modelo predominante de gerenciamento adotado tem sido em sua maioria o de ...