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domingo, 29 de julho de 2018

O que é preciso para ser um bom Vendedor(a), um Vendedor de Sucesso?

Por Benito Pepe

Muita gente me pergunta: “o que é preciso para ser um bom vendedor, um vendedor de sucesso?” Nesses tantos anos em que trabalho com vendedores já ouvi diversas vezes alguns colegas dizerem: “Venda é Sorte!” E eu questiono: será que vender é mesmo produto da Sorte?  Para essa afirmação, “venda é sorte”, poderíamos dizer também que produzir algo bem feito é sorte, fazer bem um serviço é sorte. Por exemplo, um carpinteiro que faz móveis bem feitos é um homem de sorte. Enfim o bom resultado é sorte; isso só a partir do momento que entendamos esta palavra como, dedicaçãoempatiacom o público alvo, conhecimento do produto, gostar de pessoas etc. aí sim venda é Sorte! “Sorte” tem aquele que se dedica, sabe fazer, é persistente, e tem um bom Astral. Agora sim, vou substituir a palavra sorte por Astral. E para se ter um bom Astral é preciso estar em sintonia com o cosmos, equilibrar as nossas três inteligências básicas. Vamos ver isso!
Alguns vendedores menos afortunados dizem: “Caramba eu estive aqui todo o dia e não vendi nada, dei uma saidinha de um minutinho, fui tomar um café e o cliente entrou e comprou com ele, ele é mesmo um vendedor de sorte..”.  “Fui pegar um objeto no estoque, quando voltei ele já estava com um cliente fechando um negócio..”  Bem, frases como essas agente ouve sempre, mas será que o colega é um “Vendedor de Sorte”, ou nós é que não estamos em sintonia com nossas inteligências?
Muitas vezes olhamos o outro lado e não olhamos para o nosso lado, olhamos a floresta, mas esquecemos de cuidar de nossa árvore. Pensar que o colega é sortudo sem observar a nós mesmo é o mesmo que pensar como aquela mãe que foi assistir ao desfile de sete de setembro e observa seu filho batendo fortemente os dois pés no chão em sua marcha triunfante e patriótica e diz: “olhem só o meu filho, é o único que está marchando corretamente os outros só batem um pé.”
Por outro lado os mais inteligentes vão perceber que “atenderam” a diversos clientes antes, em outros momentos ou outros dias e também não venderam nada. Bem, para estes eu posso responder a pergunta que o amigo leitor já deve estar se questionando… “Que três inteligências são essas?” Essas inteligências são: o famoso QI – Quociente de InteligênciaQE – Quociente de Inteligência Emocional; e o QS – Inteligência Espiritual. Todas elas frutos de estudos científicos. (Se você quiser ver mais deste assunto leia >> “Inteligências Aplicadas no Ambiente de Trabalho”).
Estas Inteligências basicamente se resumem no QI que é a inteligência como comumente se conhece, é a Inteligência propriamente dita; o QE é a Inteligência Emocional também já bem comentada, e famosa com a obra de Goleman; agora a menos famosa, mas já em estudo há muito tempo é a QS, a Inteligência Espiritual(de Zohar e Marshall em seu livro “Inteligência Espiritual”), é bom deixar claro que esta inteligência não tem nada a ver com Religião, há pessoas não religiosas e até ateus declarados que têm uma inteligência espiritual bem avançada.  No entanto são mais evidentes os exemplos dentro dos religiosos. Grandes figuras do século XX que são ou foram líderes servidores óbvios incluem Mahatma GandhiMadre Teresa de CalcutáNelson Mandela e o Papa João Paulo II. Todos eles foram grandes líderes espirituais bem como servidores de suas sociedades. O Dalai Lama constitui outro exemplo evidente dessa liderança e é por esse motivo que sua liderança inspira não só tibetanos e budistas, mas também grandes segmentos da humanidade em geral. A motivação encontrada para seguir em frente, superar os obstáculos da vida e do trabalho, é mais facilmente percebida por aqueles que têm um alto nível de QS. Diversos estudos citados por Zohar também demonstram que a “meditação” diminui o estresse do cotidiano e conseqüentemente favorece um clima de trabalho mais agradável e produtivo.
Podemos completar com outros autores que concluem:
…Isso nos mostra que não são as pessoas inteligentes e que possuem as melhores condições que vencem na vida e, sim, as mais motivadas.
…Não é por acaso que as maiores empresas americanas e européias estão cada vez mais voltadas para a espiritualidade.
Caro leitor gostaria de concluir este assunto quanto as Inteligências dizendo que dificilmente encontraremos uma pessoa que tenha as três em um nível elevado, alguns terão destaque em uma ou outra destas, o importante é sabermos valorizar a que temos em proeminência e não esquecer as outras, buscando um equilíbrio harmônico, aí sim seremos uma pessoa de Alto AstralCarismaHarmoniaSimpatiaEmpatia, estaremos na hora e local apropriados, enfim estaremos em sintonia com o cosmos.
Por fim não é demais lembrar que em primeiro lugar o Vendedor tem que Gostar de Gente, Gostar de Pessoas, gostar de atender aos anseiosnecessidades e desejos de um público; em segundo lugar conhecer muito bem do produto/serviço que ele está oferecendo. Caso ele não conheça alguma característicavantagem ou benefício do produto, ele deve naturalmente perguntar ao seu gerente ou colega mais experiente, sem nenhum constrangimento. Ele pode pedir um minutinho ao cliente, se informar e depois  passar as informações com certeza, nunca responda ao cliente com dúvidas e inseguranças. É melhor dizer ao cliente: “deixe eu me certificar”, do que responder com erro.
No conjunto um vendedor de Sucesso precisa:
  • Boa Fluência Verbal
  • Poder de Auto Motivação
  • Alegria e Sorriso com o Cliente
  • Facilidade Real de Relacionamento – Empatia
  • Conhecimento do Produto e de Outras Possibilidades para o Cliente
  • Poder de Persuasão
  • Rapidez de Raciocínio e decisão para o fechamento do negócio
  • Criatividade e Imaginação
  • Espírito de Liderança
  • Ser Pontual nos seus compromissos
  • Não prometer o que não pode cumprir
  • Espírito empreendedor – iniciativa
  • Equilíbrio em suas Inteligências (QI, QE e QS)
  • Capacidade de Observação – Visão de “Grande Angular”
  • Determinação e Perseverança
  • Resistência Emocional
  • Assimilação Positiva a Novos Desafios
Um bom vendedor precisa identificar necessidadesdesejos e possibilidades reais do cliente. Muitas vezes a realidade do cliente é diferente da sua intencionalidade, neste caso cabe ao vendedor identificar como sanar esse impasse com produtos similares e/ou superiores que venha a satisfazer ao cliente.
É isso Aí! Seja um vendedor de Sucesso! Compreenda seus objetivos, esteja motivado constantemente, procure harmonizar suas inteligências e aí sim, Boa Sorte!
Abraços do Benito Pepe

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