- por Tomás Duarte
Muitas empresas acreditam que baixar os preços possa ser a melhor estratégia para vender mais. Contudo, esta é uma ação arriscada e delicada que pode acabar reduzindo o seu faturamento se o quadro não mudar, ou pode acabar afastando clientes caso precise aumentar o preço de novo. Por isso, organizamos neste artigo algumas dicas para aumentar as vendas da sua empresa! São elas:
- Adapte-se ao mercado
- Analise os fatores internos e externos
- Defina o objetivo de como aumentar as vendas
- Qualifique seus vendedores
- Faça os vendedores conhecerem e acreditarem no seu produto
- Conheça bem os seus clientes
- Venda o que o cliente quer comprar
- Aposte no diferencial da sua empresa
- Acompanhe o pós-venda
Dicas para aumentar as vendas: adapte-se ao mercado
O mercado está sempre mudando, logo, é fundamental conhecê-lo bem e adaptar seus produtos e serviços a ele. Se preciso, considere realizar uma pesquisa de mercado a fim de saber como sua empresa pode se situar nele hoje.
Analise os fatores internos e externos
Muitas vezes, o desempenho das vendas de uma empresa pode ser influenciado não apenas por fatores internos, mas também externos. Portanto, além de olhar os pontos fortes e fracos de sua equipe, considere também as oportunidades e ameaças que vêm do lado de fora. como novas tendências e surgimento de mais concorrentes, por exemplo.
Defina um objetivo de como aumentar as vendas
Para começar a vender mais, o primeiro passo a ser dado é levantar o número de vendas que a empresa quer ou precisa fazer e o tempo necessário para atingir esse objetivo. Assim, ele pode ser transformado em metas que são passadas aos vendedores que deverão cumpri-las dentro dessa linha de tempo para receber suas comissões e bônus.
Qualifique seus vendedores
Investir em treinamentos para a equipe de vendas é crucial para que sua performance aumente. Embora algumas empresas vejam a capacitação como uma despesa, é preciso vê-la como um investimento que trará retorno a curto, médio ou longo prazo, uma vez que os vendedores comecem a colocar as técnicas aprendidas em prática.
Faça os vendedores conhecerem e acreditarem no seu produto
Antes do cliente, a pessoa que mais deve acreditar e ver o produto como o melhor do mercado é o vendedor. Afinal, se ele não confia no que está oferecendo, como um cliente poderá fazê-lo?
Por isso, é importante que ele conheça todas as características do produto a ponto de poder responder qualquer pergunta que os clientes fizerem sobre ele.
Conheça bem os seus clientes
Conhecer bem o perfil dos clientes é essencial na hora da venda, pois é preciso saber quais são os desejos e necessidades que fazem com que eles queiram comprar o seu produto ou serviço. Ao conhecer bem os clientes, torna-se mais fácil se relacionar com eles e ganhar sua confiança; a venda acaba sendo uma consequência.
Venda o que o cliente quer comprar
Como hoje é fácil consultar muitas opções de produtos e serviços pela internet, os clientes têm ficado cada vez mais exigentes, e convencê-los de que a sua oferta é a melhor tornou-se um desafio para os vendedores.
Portanto, é fundamental ouvir o cliente para descobrir o que ele mais deseja encontrar, e aplicar essa característica ao seu produto na hora de vendê-lo.
Aposte no diferencial da sua empresa
Toda empresa possui um ponto que a diferencia das demais, pode ser o preço, qualidade, rapidez no atendimento, entre outros. Seja qual for, é importante identificá-lo e evidenciá-lo para que os clientes conheçam bem a vantagem de comprar um produto da sua empresa.
Acompanhe o pós-venda
Depois da venda, é chegada a hora de realizar o pós-venda para entender o quão satisfeitos seus clientes estão. A metodologia NPS é a mais recomendada para mensurar o nível de satisfação e fidelidade dos clientes de qualquer empresa. Portanto, leve em conta usá-la para medir o quanto as pessoas são leais à sua marca.
Seguindo essas 9 dicas de como aumentar as vendas, o seu negócio tem tudo para alcançar o sucesso! Você já usou algumas delas? Deixe um comentário!